Após a complicada troca da rabeta Volvo Penta 280 por uma Volvo SP 290, sem alterar o sistema de trim e espelho de popa, iniciei a manutenção e cuidados com a bomba injetora e turbina. Os resultados foram satisfatórios, entretanto, a lancha voltou expelindo uma fumaça preta, que saía da descarga apenas quando o motor era ligado. Após várias consultas, com alguns dizendo que era cabeçote do motor, turbina, válvulas desreguladas, excesso de combustível na hora da ignição, etc..., recorri a um bombista amigo que efetuou uma pequena regulagem na bomba injetora Bosch, diminuindo a dosagem do combustível na hora de ligar o motor. Está dando certo, tudo isso feito em conjunto com trocas de correias do motor MWM 229, do líquido de arrefecimento, do elemento do filtro racor, filtros de retorno e de óleo, mais o óleo do motor é claro.
A navegação segura exige uma boa manutenção preventiva.
Não basta estar em dia com a documentação, ter o material de salvatagem de acordo com a embarcação e ter a bordo bons extintores, cabos resistentes, ferros reserva, caixa de primeiros socorros; a bússola aferida, GPS, rádio vhf e outros eletrônicos indispensáveis à navegação, se a embarcação não for avaliada e revisada periodicamente.
Quanto a troca da rabeta, optei por não mexer no espelho, pois teria que cortar o painel da popa com uma medida maior, além de fazer adaptações referentes a descarga e utilizar o powertrim hidráulico, que ao meu ver é muito mais complicado, problemático e caro em relação ao levantador da rabeta 280.
Ficou Rabeta Volvo 290 com espelho da 280, veja na foto depois.
Bom, chega de papo e vamos ao próximo passo, que foi a pintura interna, incluindo teto, painel e todo o convés, que já estava amarelado, reforma do armário e forração dos bancos. Sem mudar nada na originalidade da lancha. As fotos da pintura interna, abaixo, mostram o trabalho efetuado após o isolamento com muita fita adesiva e jornal velho. O pior foi no início, com desmontagem de alguns itens, e processo de lixamento e utilização de massa epoxi em algumas imperfeiçoes. Posteriormente foi efetuada a forração de todos os bancos com courvim náutico e mais, colocação de revestimento plástico em cima da forração. Basta passar um pano com qualquer produto que não fica sujeira nenhuma e nem mancha. Olhem as fotos.
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Partiu pintura interna! |
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Entrando na oficina |
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DM 28: Proteção e fechamento original |
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Nada de excepcional, mas quando chove navego protegido |
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Rabeta 290 SP |
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Com espelho e levantador da Volvo 280 |
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Turbina revisada |
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A velha e boa Garret |
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Observe o espelho da Rabeta Volvo 280 |
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Esta é a Rabeta 280 que saiu com o cabeçote quebrado |
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Esta é a Rabeta 290, revisada, que entrou na lancha |
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Haja jornal. |
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Muita lixa e paciência |
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Motor prontinho |
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Mas olha como fica depois |
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Linda e limpa |
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Branca como neve |
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Pronta para zarpar...finalmente! |
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O teste da rabeta foi rumo a Parnaioca!
Deu tudo certo e a velocidade aumentou.
Até a próxima!
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É a DM mais bonita de itacuruçá! Parabéns!
ResponderExcluirOlá, tudo bem? Poderia me tirar um dúvida por gentileza?!Gostaria de saber informações sobre manutenção da rabeta volvo 290, se é complicada a manutenção? Obrigada
ResponderExcluirOlá Talita, tudo legal. Basicamente você tem que efetuar regularmente a troca de óleo, evitar dar trancos ao passar a marcha, ter cuidado para não atingir objetos boiando tipo madeira, galhos, enroscos de rede, etc... Mas se pretende ficar em paz, faça a troca do retentor da marcha e do retentor do eixo do hélice, para não vazar óleo/entrar água e principalmente a troca da arruela de bronze de regulagem do cabeçote, pois ela evita que as engrenagens do cabeçote trabalhem afastadas, proporcionando mais vida útil. As rabetas 290 são muito boas, tanto a SP (com 01 hélice) quanto a DP "Duo Prop". Se o motor for MWM 229 ou Mercedes 352,tenha mais cuidado ainda ao engrenar a marcha, pois são os famosos "destruidores" de rabetas, ambos possuem muita força e quebram eixos de aço/ferro com facilidade se der tranco, ou seja, vá aumentando a velocidade devagar e boa navegação. Espero ter ajudado, abraço!
ExcluirBom dia eu comprei uma lancha e preciso de uma Rabeta pois vou colocar um motor a diesel
ResponderExcluirBom dia.
ResponderExcluirQual a sua lancha e qual motor pretende utilizar?
Talvez eu possa ajudar.
Mas o ideal é comprar o conjunto que já funcionou em outra lancha e fazer uma boa revisão no motor e na rabeta.
Boa noite colega, gostaria de saber se essa DM está a venda, caso sim por favor entre em contato tel 11 99196-3540 Henry
ResponderExcluirBom dia colega proprietário da DM 28 , estou entrando em contato para saber do amigo se tem interesse na venda do Barco, pois estou a procura de uma para uso em pesca esportiva.
ResponderExcluirMeu nome. Henry tel 11 99196 3540
Boa tarde. Qual velocidade de cruzeiro ela atinge?
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